quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pontapé inicial


E começa a temporada 2012 de futebol. Claro, não a profissional. É que agora em janeiro, os grandes clubes preparam seus meninos para o futuro. Enquanto os jogadores profissionais curtiam suas férias, os garotos da base deixaram de lado as suas e passaram a treinar pesado e se prepararam para a mais importante competição sub18 do Brasil.

A Copa São Paulo de Futebol Junior que há 43 anos é realizada em São Paulo, atualmente pela Federação Paulista de Futebol, é uma das principais portas de entrada para que esses meninos conquistem espaço no elenco principal dos grandes times brasileiros. Muitos craques passaram pela copinha, e a partir dela começaram a escrever os primeiros parágrafos de suas histórias no futebol brasileiro, esse ano será realizado mais uma edição e de lá, sairão mais parágrafos para dar continuidade ao futebol brasileiro...

Campeão da ultima edição da Copa São Paulo.
Somente dessa última edição, em 2011, saíram nomes como Negueba, Adryan (Flamengo), Rodrigo Caio, João Felipe (São Paulo), entre outros. Alguns destes que marcaram presença em jogos pelo Campeonato Brasileiro. Mas desde 1969 vários craques que escreveram história em times como São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Flamengo, entre outros, passaram primeiro pela copinha:

Djalminha: Formado nas categorias de base do Flamengo, foi campeão da copinha de 1990 pelo Flamengo.
Junto com Djalminha, da Copinha de 1990 saíram os campeões Brasileiros de 1992, Junior Baiano, Paulo Nunes, Marcelinho, Fabinho, Piá e Nélio que contra o Botafogo, deram o pentacampeonato ao Flamengo.

Rogério Ceni: Campeão da Copa de 1993 como titular do São Paulo.
Ele já havia sido promovido a terceiro goleiro do time profissional aos 19, mas só após ser campeão da copinha, fez seu primeiro jogo como profissional em Junho de 93.

Toninho Cerezo: Revelação da Copinha de 1972 pelo Atlético Mineiro. Após, foi emprestado ao Nacional de Manaus onde ganhou titularidade, além disso, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira.

Falcão: em 1972, foi vice campeão da copinha perdendo a final pro Nacional-SP. Depois disso, foi direto para o elenco principal do Internacional, onde se tornou um dos maiores ídolos.

Raí: Revelado pelo Botafogo de São Paulo, foi destaque da copinha de 1985, e levou o título de Revelação da Copa. Mais tarde, foi contratado pelo São Paulo, onde até hoje é considerado um dos grandes ídolos do clube.

Independente de times e torcidas, esperamos que dessa copinha saiam os novos talentos do futebol brasileiro e que mais tarde possam vestir a amarelinha e nos trazer muita alegria.
Estão aí, e como eles mesmos dizem, só querem mostrar o que têm de melhor. Vamos assistir, torcer pra garotada e esperá-los em 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário