sexta-feira, 5 de agosto de 2011

De onde sai tanto volante?

O que anda acontecendo com o Inter? É a pergunta que todo colorado se faz nessa sexta-feira fria, aqui em Porto Alegre e ao longo do mundo. Não dá pra entender o que tá acontecendo com o time. Na real, até dá. E é bem prevísivel, pra dar a real.É uma sucessão de erros, de todas as partes, que culminou nessa apresentação lamentável ontem, no Engenhão, contra o Fluminense.
Foi um dia de reencontros. Primeira vez que Abel Braga encontra o Inter depois do Mundial de 2006. Primeira vez que Rafael Sóbis jogou contra o Inter, depois da sua conturbada saída, semanas atrás. E ainda tinha o Edinho, mas esse já jogou contra o colorado. Com todas as atenções voltadas para Fred e sua confusão com 60 caipisaquês, o jogo começou morno, bem sem graça, mas pendendo para o lado do Inter, que jogou todo o primeiro tempo melhor do que o Flu. Mas quando se trata de Inter, ser o melhor em campo não é suficiente. Principalmente quando o Tinga é quem mais finaliza no primeiro tempo e o principal, e único, atacante em campo não tem NENHUMA finalização em 45 minutos.
O futebol tem algumas máximas que parecem batidas, mas que sempre são válidas. A mais clássica delas é aquela: quem não faz, leva. Aconteceu isso com o colorado. Nada dava certo com o Inter. E vem o Fluminense e logo faz o 1x0. E só piora, a partir daí. Mesmo com todo mundo sabendo que Wilson Matias (não sei como esse cone é titular do Inter, ele seria banco até no futebol que eu jogo na Coriga, todo o sábado) já tem cartão amarelo e que a expulsão sendo questão de tempo, Osmar Loss não tira o volante do campo. O que acontece? Ele é expulso no lance do pênalti, que ele comete, e o Inter sofre o segundo gol.
Mas antes disso, Leandro Damião, que joga sozinho naquele time, sem nenhuma companhia, sofre pênalti, MUITO mal cobrado por Andrés D'Alessandro. Não sei o que vem acontecendo com o D'Ale, mas faz algum tempo que ele não vem repetindo boas atuações. O time já não tem Oscar, não tem Zé Roberto, não precisamos de um D'Alessandro que não consegue jogar bem. Damião solitário e time sem criação. Eis o Inter 2011.

Mas uma ressalva precisa ser feita. A culpa não é toda de Osmar Loss. Não é o interino que escala o time, que escolhe os jogadores que vão entrar em campo. Não ele quem decide se o cone do Wilson Matias vai jogar ou não. Quem decide isso é a direção. Fernando Carvalho e Giovanni Luigi. O primeiro é adepto do jogo defensivo, e o segundo acata, sem pensar duas vezes. Por isso o time joga com 3 volantes, mesmo em casa, quando precisa ganhar, mesmo fora de casa, quando tá jogando melhor do que o adversário. Os boatos dizem que Osmar Loss vai ficar até a Recopa, já que não há outro treinador no mercado. Pra mim, o Loss vai seguir o máximo possível, já que ele pode ser controlado pela direção.
E o Damião fez críticas ao modelo de jogo do time, reclamando que tá sempre jogando sozinho contra 3 ou 4 zagueiros. BEM QUE TU FAZ, DAMIGOL, BEM QUE TU FAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário