domingo, 24 de julho de 2011

Venceu aquele que procurou vencer.

Foi uma final de Copa América que pode ser vista como estranha. Afinal de contas, nenhum dos grandes favoritos Brasil e Argentina participavam dela. Mas chegou lá a seleção que vem mostrando o melhor futebol das Américas, a seleção que mostrou que ainda existe amor pela camisa. O time uruguaio não é primor tático, mas é um time que tá pronto. Que tem em Suárez, Lugano, Muslera (que foi um monstro no gol a copa inteira) e o melhor jogador da última Copa do Mundo, Diego Forlán, em fase excepcional. Mas, indo ao que importa, a Paragui nem teve chance contra a total superioridade do Uruguai. Logo no primeiro lance do jogo, Suárez entra na áreae cavou um escanteio. Na joga seguinte, após cabeçada de Lugano, tem um pênalti não marcado pro Uruguai. Dois minutos de jogo, e a Celeste já mostrava para a América, e para o mundo, como seria o jogo.
E de tanta vontade de ganhar, o primeiro gol acabou surgindo naturalmente. Dos pés de Diego Pérez sai um cruzamento para o matador Suárez.Ele dominou, tirou o zagueiro da jogada e bateu. 1x0 Uruguai. O Paraguai tentou sair mais, ser mais ofensivo, mas de nada adiantou. Quando o primeiro tempo se encaminhava pra terminar com o resultado mínimo, o mestre do time apareceu. Diego Forlán recebeu de Arévalo, aquele mesmo do Botafogo, e marcou. Primeiro gol do atacante na Copa América.
No começo do segundo tempo, em um lampejo de Váldez, o Paraguai quase diminui, mas Muslera só observa a bola bater no travessão. O jogo prossegiu, com Uruguai não dando espaços e controlando o jogo, e Paraguai tentando marcar na base da pressão. E para fechar o caixão, Forlán ainda marcou mais um, quase nos acréscimos. 3x0 ao natural, sem maiores dificuldades.
Esse título vem para coroar o renascimento do futebol uruguaio, que ano a ano vem melhorando e retornando ao lugar que lhe é natural: O topo do pódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário