domingo, 18 de dezembro de 2011

O Santos não tinha chance e isso não é patronizar o time.

Todo mundo sabia que o Barcelona era favorito, mas quem estava torcendo pelo Santos (inclusive este são paulino que vos escreve) tinha a esperança de que algo diferente ocorresse como nas finais de 2005 e 2006 - quando São Paulo e Internacional foram dominados mas se fecharam muito bem e acharam aquele gol no contra-ataque.

Ok pra mim, o Ganso foi quem mais se escondeu no jogo e o Neymar nem conseguiu receber mais de duas bolas decentes, além da defesa santista ter se mostrado uma desgraça até contra o Kashiwa Reysol, um time que me lembrou o SPFC depois que caiu de produção o campeonato - muito ofensivo, ia sempre na área do adversário, mas não conseguia finalizar e claro, fazia poucos gols. Muricy mesmo mudou o esquema tático contra o Barça por causa da facilidade que o Kashiwa, principalmente o lateral direito deles, chegou na área santista naquele jogo.

De qualquer forma, Santos tendo decepcionado ou não, não é algo inesperado. Quem acompanhou o Barcelona esses tempos sabe. De 16 títulos disputados, 13 ganhos. Após cada jogo, confunde comentaristas da ESPN que adoram números, dizendo que o time alterna entre 3-4-3 e 3-6-1 e etc. Hoje mesmo o Guardiola disse que jogou no 3-7-0. WTF? Quem joga no 3-7-0? Esse time talvez nem possa ser enquadrado em números usuais, de tanto que mudam a formação inclusive durante os jogos.

Além disso: na final da Uefa Champions League, o Manchester United era o melhor time do campeonato mais disputado do mundo, e naquele jogo contra o Barça, a impressão foi que ele era um desses timecos da Copa do Brasil de série D que vão jogar contra um grande daqui. Sim, o Manchester United, apesar de ter perdido por 3 a 1, foi mais apequenado pelo Barcelona em termos de mal tocar na bola que na goleada recente que sofreu do City de 6.

No campeonato espanhol passado, o Real Madrid estava sendo considerado em pé de igualdade com o Barça. Foram lá e levaram 5 a 0. Este ano, Real Madrid com campanha melhor que o Barça no campeonato espanhol, melhor campanha disparado na fase de grupos da UCL, e no clássico, na casa do Real, praticamente só com torcedores dele, até deu um pouco de dificuldade ao Barcelona, mas depois que o Barça conseguiu impor seu estilo usual de jogo (afinal eles não mudam, não importa o adversário), fizeram 3 gols sem muito esforço.

O Barcelona atual é considerado umas das cinco melhores equipes da história pelos 'entendidos'. Tanto que não tomou conhecimento dos dois times acima, que ninguém iria considerar anormal caso tivessem ganho. Mas o Barcelona atropelou eles. E com posse de bola sempre acima dos 60%. Apesar de ter atingido absurdos 74% no jogo contra o Santos, o time do litoral até finalizou 8 vezes contra 16 do Barcelona, o SPFC finalizou menos que isso contra o Liverpool.

Não torço pelo Barça, claro que gosto de vê-los jogando, mas é um time diferente e ainda tem um alien mutante ninja jogando. O que foi aquele desvio com pulo do Messi sobre o Rafael no quarto gol? GZUIS.

E é cada vez maior a disparidade entre o futebol sulamericano e o europeu, mesmo com a gente cheio de jogadores que preferem ficar no Brasil por causa do bom momento econômico. Basta ver os melhores momentos de SPFC x Barcelona - chances dos dois times, jogo bem equilibrado, mas isso há VINTE anos atrás. O que só mostra há quanto tempo um time brasileiro jogou de igual pra igual com um top europeu - claro, Inter e São Paulo ganharam de Barça e Liverpool, mas foi mais mérito do esquema defensivo de ambos, algo que tem se mostrado deficiente no Santos há tempos. E como o futebol brasileiro anda em baixa nos dias de hoje, ninguém se empolga com a seleção e teoricamente, com os jogadores que estão no Brasil, o campeonato brasileiro deveria ter sido muito mais empolgante do que foi no quesito técnico - no fim, ganhou um time sem estrelas e com um futebol que não empolgava (o Corinthians, que foi campeão merecidamente), só que os times com elencos muito mais caros fizeram campanhas horrendas. Se eu pudesse decidir, mandaria só o Corinthians e o Vasco pra Libertadores ano que vem, levando só o fator 'campanha no Brasileiro' deste ano (sim eu sei que o Vasco já estava garantido).

E de novo, se o Real Madrid e o Manchester United, ambos em fases excelentes levaram aulas de futebol, não é inesperado que isso tenha acontecido com o Santos que não joga lá essas coisas desde que ganhou a Libertadores.

Um comentário:

  1. é um absurdo olhar o Barça jogar. eles tem um esquema em que se você bloqueia o Xavi tem o Iniesta, se bloqueia o Iniesta tem o Messi e se bloqueia o Messi tem o Xavi. eles são versáteis e rápidos e muito esquematizados, eu sinto um prazer absurdo de observar esse time do Barcelona jogar.
    eu não torci pra ninguém hoje, até porque queria muito que o Santos levasse, por motivos pessoais, mas a realidade sempre foi que o Barcelona daria uma coça neles =\

    ResponderExcluir