quinta-feira, 15 de setembro de 2011

108 anos do Imortal Tricolor.


No dia 15 de setembro de 1903, sob as cores azul celeste, branco e preto, nascia o Grêmio Football Porto Alegrense. Eis aqui, a ata de fundação:


“Aos quinze dias de setembro de mil novecentos e três, reuniram-se no Salão Grau situado à Rua 15 de Novembro, nesta capital, os abaixo assinados a fim de tratarem da fundação de uma sociedade, que tivesse por fim dedicar-se ao jogo de foot-ball. Presidiu a sessão o Sr. Francisco França Júnior servindo de secretário. À sociedade foi dado o nome de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
A fim de redigirem os estatutos foi nomeada a comissão composta dos Srs. Pedro Haeffner, Guilherme Uhrig e Álvaro Brochado.
 
Foi eleita a seguinte diretoria:

Carlos L. Bohrer – Presidente
Joaquim Ribeiro – Vice Presidente
Alberto L. Siebel – 1º Secretário
Guilherme Kallfelz – 2º Secretário
Pedro Schuck – Tesoureiro
Cândido Dias – 1º Guarda Esporte
Guilherme Uhrig – 2º Guarda Esporte
Foi designado o dia 22 do corrente a fim de realizar-se a sessão de installação para tomar posse de seus cargos a diretoria eleita.
 
Porto Alegre, 15 de setembro de 1903
 
Alberto Luís Siebel"

A partir desse dia, começou a paixão. De um clube que só veio ter seu primeiro jogo depois de dois anos, foi crescendo, criando jogadores famosos, que também se tornaram ídolos do clube, como Eurico Lara (o craque imortal citado no hino), Mauro Galvão, Danrlei, Anderson (atual Manchester United), Renato Portaluppi, Ronaldinho Gaúcho, Mazarópi, Valdyr Espinósa e outros tantos aí. Foi o time que jogou na neve, o time que disputou três partidas no mesmo dia, ganhando duas e empatando uma (e por isso está no Guiness Book), foi o time cuja bandeira Louis Armstrong segurou, foi a primeira equipe do sul do Brasil a conquistar uma Libertadores da América, foi o primeiro a conquistar uma tríplice coroa, é a maior torcida do Sul, e a quinta maior do Brasil, é o time que tem a camisa mais bonita do mundo, segundo a revista Monet, foi o primeiro time estrangeiro a ganhar do Boca Juniors, calando assim a Bombonera.

Dentre várias coisas que eu poderia citar, escolhi essas por achar mais interessantes. Algumas coisas nem eu mesma sabia, e ao invés de falar de títulos, e dar uma de "meu time é melhor", resolvi destacar isso. Para mim, o Grêmio não é só um time. É uma história de vida, é uma história de superação, é uma lição de que nunca se deve desistir. Eu tenho orgulho de cantar as músicas, nunca me arrependi de torcer, tenho o maior amor do mundo por esse clube, sou fã dessa torcida fiel, acompanho a história do time desde pequena, e sabe... SINTO O MAIOR ORGULHO DE SER GREMISTA. Falem bem, falem mal... Meu time me orgulha, e me sinto honrada em ser torcedora! Não importa se está bem, se está mal... Em nenhum momento eu vou largar as cores que decidi honrar, em momento algum vou deixar de torcer, em tempo nenhum vou deixar de vibrar. Grêmio faz parte da minha história, Grêmio é parte da minha, e Grêmio é parte de mim. Se por alguma razão eu tivesse que deixar de torcer para o Imortal, nunca mais seria completa. É paixão de louco, de desesperado.

Parabéns pelos 108 anos, Imortal Tricolor, quero te acompanhar em todas as tuas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário