domingo, 21 de agosto de 2011

Orgulho da Seleção Brasileira Campeã do Mundo!

Não, eu não estou falando da seleção principal que não me dá orgulho há uns... Dez anos. E sim da nossa querida sub-20 que acabou de ser campeã mundial, com a molecada jogando bonito até o fim (sim, molecada, você leu direito, eu já passei dos 30, então não venha me encher o saco ou vou tacar um disco de vinil na sua testa (tá tá admito que vinil é velho até pra mim, eu era muito novo na época que colecionavam isso).

Onde eu tava mesmo? Ah então, Seleção. Jogo lindo de se ver, difícil, os dois times indo pra cima, e terminou o tempo normal em 2 a 2, indo pra prorrogação. E o que me chamou a atenção? Aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação, com Portugal perdendo, um jogador brasileiro cai, o Brasil joga a bola pra fora e os moleques portugueses devolvem a bola pro Brasil faltando 6 minutos pro jogo terminar! Fair play, aprendam isso José Mourinho, Marcelo e Pepe - Pra quem não viu Barça x Real esses dias... o Marcelo, o lateral esquerdo que todo mundo queria que fosse convocado de novo, como acabou de ser, deu uma voadora LIKE A BOSS no Daniel Alves no primeiro tempo, no fim do jogo estava nervosinho com a derrota e quase quebrou o Fábregas que tinha entrado faz 5 minutos, o que gerou uma confusão (e a expulsão, finalmente, do Marcelo) na qual o Mourinho até enfiou o dedo no olho do auxiliar do Pep Guardiola (enfiou MESMO, não apontou), o Real fez o papelzinho de se retirar do campo enquanto o arça recebia o troféu, e o Mourinho na entrevista disse 'perdemos porque em estádio de time pequeno os gandulas demoram para dar a bola ao nosso time'


Outra coisa que chamou a atenção: o Brasil depois de fazer o terceiro gol continuou indo pra cima até o fim, até o narrador da Sportv estranhou. 

Essa geração tem talento? Tem, e muito. Mas não é foi pelo talento que ganhou, e sim pela consistência tática e técnica, por ter um time coeso, tanto que o melhor jogador eleito foi o Henrique, do meu querido Tricolor. O Henrique não é nenhum Neymar, Pato, nunca foi considerado uma dessas 'joias raras' que os clubes ficam escondendo (como o Inter fez com o Pato), mas é um jogador que se encaixou muito bem no time e não tem frescura com ele. Não tem cabelo loiro de Neymar Bieber, não tem pedalada de Robinho, o São Paulo nem mesmo chegou a dar uma sequencia merecida a ele no time profissional - quando o SPFC resolveu que 'a molecada vai salvar o time' (que inclusive fez com que o Casemiro, outro que jogou bem na seleção, virasse titular absoluto do time), o Henrique estava emprestado ao Vitória e caindo pra série B.

Por coisas como essa nem recrimino o Oscar, que saiu do SPFC com fama de 'filho duma égua' (eu não escrevo palavrão ok?) e mercenário e etc. Esse sim é craque, tem talento, inclusive tendo sido o herói da final com 3 gols - em um torneio da Fifa, apenas um jogador na história marcou 3 gols numa final antes dele, o inglês Geoff Hurst contra a Alemanha na Copa de 1966. 

Mas como eu disse, mesmo com o Oscar tendo sido o herói da final, não foi o talento puro que decidiu o torneio, afinal ele o Phillippe Coutinho (tá certo o número de Ls e Ps no nome dele?) não brilharam em todas as partidas (mas ao menos meio que alternaram, quando um ia mal o outro jogava bem).

Nossa seleção principal tem fama de arrogante, de não admitir os erros, de todo mundo (desde o Mano com sua 'bela' campanha, e a gente xingava o Dunga hein, até os jogadores) dizer que é um 'trabalho em progresso', essas desculpinhas de m.... 

Por isso escrevi sobre o duelo Barça x Real no começo - a atitude da seleção principal me lembra a do Real Madrid , claro, não tão nojenta, mas a impressão que passa é a mesma. E não estou dizendo que a sub-20 é o Barcelona, afinal o Barcelona tem um time com vários craques e mais um alien com poderes sobrenaturais que diz que é argentino pra disfarçar, só que o Barça é um time coeso e que se entende, assim como a seleção sub-20 foi nesse torneio. Outra coisa em comum, um capitão que não é nenhum craque (o Carles Puyol na minha opinião é um bom zagueiro, nada mais, só que é um ótimo líder para o time), assim como tivemos um capitão que também não é craque (Bruno Uvini, outro que nunca teve muita chance no time principal do SPFC, quando não tinha zagueiro preferiam improvisar algum volante lá do que colocar o garoto).

Mas isso me deixa feliz, porque faz muito tempo que eu não ficava orgulhoso da minha seleção, o que não ocorria faz muito tempo (o Dunga pode ter ganho a Copa América, Confederações, poderia ter ganho a Copa do Mundo até, mas o time não jogava bonito e não passava AQUELA confiança, além da atitude de 'o time é meu, não vou falar nada pra vocês jornalistas e torcedores imbecis' que ele passava).

E parabéns Seleção! Vocês jogaram como gente grande e deixaram muita gente feliz, inclusive este que escreve, que aliás estava tão chateado por causa de uma gripe e não poder ter saído para os dois lugares que ia (ou seja, fim de semana #fail) que ficou o dia todo jogando jogo do Facebook (nunca tinha feito isso antes, aliás bloqueio todos os jogos no FB, mas... Esse The Sims Social é legal haha).



Bom, chega de enrolar né? Vamos aos gols:

Um comentário: