domingo, 24 de julho de 2011

Inaugurando o FFFFUUUUTEBOL

'OLÁ AMIGOS DA REDE GLOBO. ESTAMOS AQUI PARA UMA TRANSMISSÃO DESSE CLÁSSICO DO FUTEBOL INTERNACIONAL...'

Acho que todo mundo já tá muito acostumado com essa frase do Galvão Beuno, iniciando as transmissões esportivas nas tardes de domingo. Assim como todos já estamos acostumados com a forma dos programas que comentam a rodada, as famosas mesas-redondas. Finais de semana vão passando e os comentários seguem os mesmos, só mudndo o time comentado. 'O time A jogou muito bem, mereceu a vitória e se aproxima do líder'. 'O time B perdeu porque o outro jogou melhor, mas culpou a arbitragem'. Aí passam um bloco inteiro do programa mostrando diferentes imagens do mesmo lance, pra chegarem a uma conclusão que não é unânime, e concordam que, como nem eles com o recurso da câmera lenta chegaram em um acordo, o árbitro não pode ser considerado culpado ou inocente.
Mas o pior de tudo, desses programas pós-rodada é que os comentaristas tem que ser imparciais. Não podem deixar claro pra qual time torcem, não podem xingar o jogador do seu time que comete um erro crasso, não podem vibrar com um gol do seu clube, eles têm que ficar lá, parados, frios, fingindo que não possuem sentimentos nem amor por uma camisa. Além do moralismo e da onda do politicamente correto muito presente. Ninguém pode falar palavrão, ninguém pode falar mal de ninguém. E o mais estranho é que isso se repete nos blogs que comentam futebol. Comentaristas famosos tem um espaço só seu pra falar tudo aquilo que pensam. Mas não falam. Talvez por temor a alguma coisa, a alguém. Só simplesmente não falam tudo aquilo que pensam.
Foi percebendo essas pequenas coisas que resolvi, com alguns amigos, criar esse blog, esse espaço pros torcedores falarem aquilo que pensam, sem temer a ninguém, não tendo nenhuma obrigatoriedade de seerem imparciais. Tá, talvez os comentários tenham um pouco de imparcialidade, pra dar o mínimo de seriedade pro blog, mas isso é o de menos. Cada 'comentarista' do blog terá total liberdade pra postar aquilo que achar válido, aquilo que quiser falar sobre o seu time. As postagens tratarão sobre resultados de partidas, mercado de trasferências e tudo o mais que envolver futebol e um time.


E a propósito, faltam um torcedor do São Paulo, um do Santos, um do Flamengo, um do Fluminense, do Cruzeiro, um do Galo e de alguns outros times espalhos pelo Brasil. Quem quiser colaborar com o blog é só entrar em contato com algum dos atuais colaboradores e tudo vai se resolver.


SEJAM BEM VINDOS AO FFFFUUUUTEBOL!

Um comentário: